segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SITUAÇÕES DE OPERAÇÕES MATEMATICAS UTILIZADAS NO COTIDIANO

ATPS: Etapa 3

Situações em que as operações matemáticas são utilizadas no cotidiano

Matemática no transporte:

Não importa os meios de transporte, ao utilizarmos temos que pagar passagem, ou tarifa, e receber troco.

Se possuir um carro calcular quantos litros de gasolina o carro necessita para percorrer determinada distância.

Matemática na construção:

Cálculos na obra, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários para a obra.

Matemática na padaria:

Quantidade de pãezinhos, ou de qualquer alimento que tenha nesse tipo de comércio. Pagamento, troco

Matemática na lista de material escolar:

Mostra as qualidades de cada item pedido.

Matemática em cantina escolar. Pagar, obter o troco.

Matemática no mercado

Ao pagar, soma total da compra, onde é registrado através do ticket.

 

Matemática na loja de materiais esportivos

Loja de departamento onde são vendidas calçados e roupas para prática de esportes.

 

 

Matemática na loja materiais esportivos

Os amigos Thiago, Gabriel, Guilherme e Leonardo, foram à uma loja de roupas esportivas que estava fazendo liquidação para limpar os estoques.

Thiago levou R$ 28,00

Gabriel levou R$ 30,00

Guilherme – gastou o que tinha guardado e só levou R$ 15,00

Leonardo – Economizou durante 3 meses e levou R$ 60,00.

 

 

 

Observe e responda:

R$ 26,50    R$ 22,60

 

 R$ 12,00             R$ 56,20

 

  R$ 25,50

a)    Thiago quer comprar uma bola de futebol. Com o dinheiro que ele tem vai faltar ou sobrar dinheiro? Quanto?

 

b)    Gabriel vai comprar um short. Quanto ele vai receber de troco?

 

 

c)    Guilherme tem apenas R$ 15,00. Quais dos itens acima ele consegue comprar com esse valor?

 

d)    Leonardo guardou sua mesada durante 3 meses e conseguiu juntar R$ 60,00. Ele vai comprar o item mais caro. Pagando com 3 notas de R$ 20,00, quanto ele vai receber de troco?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=2352&option=com_zoo&view=item

Nenhum comentário:

Postar um comentário